Sobre mim

BeaGrafias

Um vulcão
que se sonha raso.
Um novelo
que se sonha manta.
Um arco
que se sonha íris.

Uma paleta
que se pretende red.
Uma colina
forjando planície.
Um cacto
tentando ser rosa.
-(canela no sonho de um cravo)-

Um profundo, real, profano
que se desenha, desautorizadamente,
liso, suprareal, divino.

Todos os dedos fechados
Todos os olhos (en)faixados
com o ventre em erupção.
Noite/fivela
e o avesso do avesso do avesso.

Eu´s,
em indefinidas (re)composições.

Escritora, Artista Visual & Mentora Narrativa

Venho de uma família de almas criativas e que não se realizaram enquanto artistas___mas que me deixaram o legado de sonhar. Talvez por isso eu acredite numa Arte que cura; uma Arte Regenerativa.

Sou escritora, editora e facilitadora de escrita criativa há mais de 20 anos, tendo formação no Brasil e em Portugal. Acredito na Arte como pulsão da vida e na escrita como o duplo da leitura.

Como artista, busco a ressignificação de elementos da minha narratologia pessoal para a (re)construção de uma mitologia particular. Neste processo, utilizo-me de diferentes suportes e linguagens, tendo a palavra como ferramenta essencial.

Como pesquisadora, abarco questões relativas ao conceito de “escritura”, proposto por Roland Barthes, e as diversas possibilidades das chamadas escritas do eu, incluindo o conceito de biografemas. Também me interesso por “contaminações poéticas” que leituras crítico-afetuosas de outros escritores podem nos proporcionar.

​Minha paixão é lhe ajudar a desenvolver uma linguagem literária autêntica e muito própria, e faço isso por meio de mentorias online individuais e coletivas, tertúlias e cursos online, vivências & workshops de escrita criativa.

Quer saber mais? Então tá…

Sempre fui apaixonada por histórias. Desde muito pequena. Os primeiros presentes que recebi na vida foram uns livrinhos infantis em formato de travesseiro que ganhei de meus pais enquanto ainda estava na barriga de minha mãe. Então, quando nasci, eu mordia palavras durante o dia, e dormia sobre elas durante a noite. Minha paixão era tamanha que, aos 3 anos de idade, já dizia: vou ser escritora! Realizo esta minha paixão (quase) todos os dias.

Nasci na cidade de São Paulo, a 25 de novembro de 1980. Formei-me em Letras, pela USP, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura & Psicanálise. Ainda na graduação, iniciei minha vida profissional como facilitadora de Escrita Criativa e Literária.

Também na época da faculdade, dediquei-me ao estudo das técnicas teatrais, as quais adaptei à minha metodologia de trabalho com o texto, nas oficinas de escrita que ministrava.

Aos 21 anos, passei a editar livros de arte e, aos 23, abri minha própria editora ao lado de meu saudoso sócio-pai, a Ourivesaria da Palavra, que se dedicava sobretudo ao mercado literário.

Durante o MBA em Gestão de Marketing, na Fundação Getulio Vargas (FGV), fui responsável pelo Departamento de Marketing da então Editora Fap-Unifesp, adquirindo experiência em organização de eventos literários, como lançamentos, seminários e workshops.

Ao longo dos últimos 20 anos, ofereci e participei de inúmeros cursos nas áreas de Escrita Criativa e Literária, Roteiro e Dramaturgia, no Brasil e no exterior, dos quais, destaco: a formação no Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE – Casa das Rosas/SP); e a formação em Escrita Criativa pela Casa do Professor (Formação Contínua de Professores da União Européia – Braga/Portugal).

Em 2016, vivi alguns dos pontos de virada mais importantes na minha narratologia pessoal. Passei 9 meses morando fora do Brasil. Fui pra Portugal, passei algumas semanas na Espanha, fiz o Caminho de Santiago, morei em ecoaldeia vegetariana, publiquei meu primeiro livro literário, ministrei oficinas de escrita criativa e escrita literária, workshop de desbloqueio criativo… Me reinventei como pessoa, como profissional e como mulher.

Tive a oportunidade de repensar toda a minha narratologia particular, e comecei a desenvolver um método que só tomaria corpo aqui no Brasil, ao qual eu chamaria, mais tarde, de AutoPoiesis Narrativa. Este método se transformou em um processo de Mentoria Narrativa para o Re-Storying na sua Vida: o “Narrative-se!”. Este método, assim como eu, está em constante evolução. Por isso, te convido a participar dos próximos capítulos ao meu lado! Pelo Instagram, você pode acompanhar minhas mudanças em tempo (quase) real. Bora escrever um mundo melhor 😉

Rastros literários

Carótidas
Por um triz [1]

Jornal de Poesia
Usina de Letras

Por um Triz! [2]