ReadyMade Interventivo – PorTodasNós #2

ready-made é uma manifestação radical da intenção de Marcel Duchamp de romper com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de apropriar-se de algo que já está feito e elevá-lo à categoria de obra de arte.

O objeto pronto, no caso desta série interventiva de poemas, serão matérias diárias de jornais, retratando a questão de gênero e nossa luta social por igualdade, a partir de denúncias de casos de violência às mulheres, sejam elas de cunho sexual ou não.

Serão 33 poemas ReadyMade em 33 dias seguidos, em resposta-impossível aos 33 violadores da adolescente de 16 anos, covardemente estuprada coletivamente no Rio de Janeiro.

Quando foi
Quem foi
Onde foi
Como foi

Por quê?
Se pergunta a vítima
Da violência que sofreu.

Como você se veste, se bebeu ou usou
Drogas
A cada 11 minutos no Brasil
Por quê?
Alguém se pergunta

Hospital
Delegacia
IML
Com entrada separada
– não expor (de)mais a vítima:

Mulheres

Repetir o doloroso relato
Várias
-repetidas-
Vezes:

– Quando Quem Onde Como

Por quê?

Polícia médicos psicólogos
Histórico de tratamento hostil
Repetindo
O doloroso relato
Várias
Repetidas
Vezes

Numa sala de vidro
O vídeo postado
Em redes sociais
– Estupro coletivo –
Delegado duvidou do depoimento
E suspeitos do crime podiam vê-la

Eu nem me lembro
Do Ano Novo de 2012
Sozinha em um bar
Bêbada
Eu não disse que tinha sido estuprada, me contaram por meio de exames.
Eu nem me lembro
E isso é estupro.

O veredicto cabe ao juiz
Mas a sociedade já condena:
Não acontece com gente do bem

Culpa.

Por quê?

Matéria original de 03/06/2016: http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/por-que-a-pergunta-que-vitimas-de-violencia-sexual-nao-ouvem-da-policia-na-inglaterra,179327ad2e3eb8caebdc44cfda659dc1colks45e.html

Foto de noellosvald em Flickr

Com amor & delicadeza, compartilhamos mutuamente...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.